Gestão Comportamental:
saiba como melhorar o gerenciamento de pessoas através da análise do comportamento!

A Gestão Comportamental é uma maneira de trabalhar a gestão de pessoas com foco no comportamento dos colaboradores em sua empresa.

Diferente dos métodos tradicionais de gerenciamento, ela é fundamental para o bem-estar e o aumento de produtividade dos colaboradores. Através da Gestão Comportamental, você identifica os pontos fortes dos profissionais para desenvolvê-los da melhor forma no trabalho!

Por que entender o perfil comportamental?

O comportamento tem sido estudados há centenas de anos com o objetivo de entender melhor as pessoas e as suas necessidades.

Segundo o dicionário, ele pode ser definido como: “ação ou reação de alguém face a estímulos sociais ou a sentimentos e necessidades íntimos ou uma combinação de ambos”. O comportamento é basicamente a forma como as pessoas lidam e reagem aos estímulos que elas recebem!

Mas o comportamento não é apenas o resultado de influências externas. Ele também tem o potencial de influenciar o meio, já que existe uma relação de troca dentro dos contextos sociais, das empresas e de outros espaços.

Por causa disso é tão importante entender o perfil comportamental de uma pessoa: ele é uma espécie de mapa para conhecê-la!

História da Gestão Comportamental

A Gestão Comportamental surgiu em 1950 a partir das teorias criadas pelos estudiosos Maslow e Herzberg sobre motivação, objetivos e o comportamento humano individual e em conjunto.

Desde então, essa estratégia vem sendo implementada em muitas empresas e hoje faz uma enorme diferença no ambiente organizacional!

A Gestão Comportamental vem crescendo mais a cada dia, aumentando a motivação e a produtividade dentro das empresas.

A Gestão Comportamental foca na análise comportamental com ênfase na melhora da qualidade de vida no trabalho.

Mas o que é esse tipo de gestão?

O significado de Gestão Comportamental está completamente ligado ao uso da psicologia e da estratégia como o centro de um gerenciamento de pessoas.

Gerir através do comportamento é saber encontrar o perfil de desempenho de cada membro da sua equipe, entendendo o que é ou não valor para eles.

Assim, você pode desenvolver um trabalho de posicionamento e engenharia de cargo ideal com cada um dos colaboradores a partir das competências comportamentais.

“É colocar as pessoas certas no lugar certo.”

Assim, você pode se basear nas habilidades mais fortes de cada profissional, ao invés de buscar melhorar aquelas que ainda não têm nível alto o suficiente ou simplesmente não combinam com o seu estilo de vida atual.

Fazendo isso, você reduz drasticamente o turnover, diminuindo a rotatividade dentro da sua empresa. Além disso, você torna o ambiente de trabalho mais amigável e com um clima agradável para todos.

Consequentemente, você aumenta o bem-estar e a produtividade dos colaboradores, enquanto ainda colabora para o fortalecimento da cultura da sua empresa.

Através da Gestão Comportamental, as pessoas são geridas com foco no desenvolvimento humano!

Baixe todo este conteúdo em PDF

Não tem tempo para ler tudo agora?

Baixe o nosso conteúdo em formato de e-book e saiba tudo o que você precisa sobre Gestão Comportamental para o seu trabalho!

Por que Gestão Comportamental é tão importante?

Bom, sabemos que “as pessoas são contratadas pelas suas competências e são demitidas pelo seu comportamento”, certo?

Isso é o que as pesquisas de mercado confirmam! De acordo com um estudo feito pela Curriculum em 2010, essa afirmação é verdadeira em cerca de 34,1% dos casos, onde a maior causa de desligamentos é o comportamento inadequado. Essa taxa é seguida de baixa produtividade (28,1%) e a falta de alinhamento com os valores e objetivos do local (20,4%)..

E ainda existem mais dados que comprovam o impacto do comportamento dos colaboradores nas empresas: de acordo com a Harvard Business Review, 80% do turnover é causado, principalmente, por contratações erradas.

Isso acontece pois, muitas vezes, quem faz o processo seletivo se preocupa mais em valorizar as habilidades técnicas do que analisar o perfil do candidato e se seu fit cultural está adequado.

Essa porcentagem tem um reflexo extremamente agressivo na receita de uma organização. O custo em selecionar a pessoa errada pode chegar à casa das centenas, milhares e, às vezes, milhões de reais!

Esse custo só é superado em médio ou longo prazo, através da maior produtividade alcançada pelos colaboradores com melhor desempenho. No final desses processos, acabam sendo eles os únicos a continuar na empresa!

Além disso, uma contratação errada também pode impactar negativamente a moral - ou seja, a percepção de valor individual dentro da empresa - de todos os outros colaboradores.


Isso acaba desajustando o clima organizacional por completo.

Mas por que uma pessoa é demitida pelo seu comportamento?

Alguns fatores que podem pesar muito para a demissão por comportamento de um colaborador são:


Problemas de comunicação com colegas e/ou superiores;


Combinação ruim de esforço vs. entregas;


Frustração com a realidade do cargo;


Falta de fit cultural.


Problemas de comunicação com colegas e/ou superiores;




Combinação ruim de esforço vs. entregas;




Frustração com a realidade do cargo;




Falta de fit cultural.

E quais são as consequências de
uma contratação errada?

As pessoas contratadas de forma errada podem se sentir deslocadas em sua empresa. Isso acontece por causa da falta de identificação com a cultura do local, que é moldada não só pelos donos, mas principalmente pelos demais colaboradores.

A falta de empatia com a empresa vai afetar muito a performance do colaborador, podendo gerar stress, desmotivação e até mesmo alguma doença grave, como a depressão.

Como consequência, o profissional não vai produzir da forma como deveria e pode começar a faltar no trabalho - o que prejudica, e muito, a produtividade da sua empresa.

E os dados também comprovam isso! De acordo com uma pesquisa feita pela Harris Interactive, apenas 38% das pessoas faltam ao trabalho por estarem doentes. Todo o restante, cerca de 62%, falta por causa de stress excessivo.

Como resolver essa situação?

Como você pode ter percebido, os dados que mostramos aqui nos indicam uma situação muito grave: a maioria das pessoas muda de emprego para fugir do anterior!

Esse problema pode ser resolvido com um simples acompanhamento de maior proximidade feito pelo RH da sua empresa ou pelo gestor encarregado pelo profissional. Isso inclui a verificação antecipada da personalidade da pessoa, resultando em uma contratação com maior assertividade.

Mas para que isso aconteça de verdade, você precisa olhar o intangível! Ao fazer um processo de recrutamento, baseie-se na análise comportamental e ofereça um bom treinamento ao novo colaborador.

É aí que está a importância da Gestão Comportamental!


O que a Gestão Comportamental envolve?

Entre os diversos pontos importantes para a gestão de pessoas, os de característica comportamental estão relacionados ao foco na cultura e na exploração de habilidades naturais de cada profissional. Ou seja, aquilo que cada pessoa desenvolve com maior talento e menor esforço!

Assim, a Gestão Comportamental envolve entender que cada colaborador pertence a um grupo de perfis dentro da sua empresa. Por isso, um profissional precisa de tratamento personalizado que esteja de acordo com o seu modelo mental, a forma como ele entende o mundo ao seu redor e a sua função no trabalho.

Ainda segundo o estudo realizado pela GPTW, desde 2004 todos os locais considerados como um ótimo ambiente para se trabalhar têm uma rotatividade bem menor do que a média nacional. Enquanto nessas empresas a taxa de demissões sem justa causa é de 23,1%, nas demais organizações esse valor sobre para 40,2%!

Além disso, a porcentagem de desligamentos voluntários também é significativamente menor nas empresas premiadas: 11% contra 25% das tradicionais. Isso resulta em 31,8% menos demissões e 14% menos pedidos de desligamento!

A retenção de talentos com certeza vai trazer muita economia para sua empresa, já que a fidelidade dos colaboradores é algo muito valioso.

A maioria das grandes corporações no mundo já usam a estratégia de Gestão Comportamental com os seus colaboradores!

E você, já está pronto para levá-la para sua empresa?

Temos uma ferramenta que vai te ajudar.

O Líder e a Gestão Comportamental

Além de ser uma estratégia fundamental para a sua empresa, a Gestão Comportamental ajuda os líderes em diversos processos do dia a dia!

Ao gerenciar uma equipe, conflitos podem ser resolvidos mais facilmente quando temos conhecimento do perfil comportamental de cada colaborador. Assim, você pode identificar os motivos de stress de cada um, as condições mais apropriadas para desenvolverem seus trabalhos, como gostam de ser recompensados e etc.

Distribuir tarefas, incentivar o crescimento e a motivação da equipe se torna mais simples ao reconhecer os desejos e preferências individuais!

Essa estratégia também é fundamental para que os líderes possam fazer o gerenciamento através das competências comportamentais. Assim, é possível identificar as habilidades necessárias para uma função e as aptidões que um colaborador realmente possui.

A Gestão Comportamental é indispensável para atingir bons resultados rapidamente - através, principalmente, do aumento de produtividade - e aumentar a satisfação da equipe, diminuindo o turnover!

Gestão de Pessoas e Gestão Comportamental


A gestão de pessoas pode ser confundida com o setor de Recursos Humanos. Mas os dois não são a mesma coisa!

O RH é uma área dentro da organização que tem a função de contratar, treinar e remunerar o colaborador. Já a gestão de pessoas tem o objetivo de valorizar o capital intelectual da empresa, sendo uma estratégia interna do departamento de RH e possuindo o objetivo de humanizar a empresa.

A Gestão Comportamental é um segmento dessa estratégia, e visa otimizar a gestão de pessoas. Para isso, você usa técnicas que se baseiam no comportamento e na personalidade de cada colaborador para atingir resultados melhores em todas as áreas da empresa!

Quais são os benefícios da Gestão Comportamental?

Gerir pessoas baseando-se na análise comportamental permite o alinhamento entre o colaborador e o restante da equipe, a empresa, os valores, metas e missão.

Assim, você identifica o perfil comportamental que a empresa deseja contratar e o que é adequado para determinada vaga!


Aumento de produtividade

Ao conhecer os perfis comportamentais dos colaboradores da sua empresa, você pode fazer a gestão de forma muito mais assertiva e prática. A Gestão Comportamental incentiva que cada colaborador desenvolva as atividades que o motivam.

Assim, você gera aumento de produtividade e engajamento entre a equipe!


Otimização dos investimentos

Invista em treinamentos que realmente contribuirão para o desempenho individual de cada colaborador com o conhecimento dos perfis!

A Gestão Comportamental é capaz de tornar cada um dos colaboradores aptos a gerir seu próprio comportamento, visando aumentar o autoconhecimento que é essencial para o desenvolvimento humano!


Aumento de produtividade

Ao conhecer os perfis comportamentais dos colaboradores da sua empresa, você pode fazer a gestão de forma muito mais assertiva e prática. A Gestão Comportamental incentiva que cada colaborador desenvolva as atividades que o motivam.

Assim, você gera aumento de produtividade e engajamento entre a equipe!




Otimização dos investimentos

Invista em treinamentos que realmente contribuirão para o desempenho individual de cada colaborador com o conhecimento dos perfis!

A Gestão Comportamental é capaz de tornar cada um dos colaboradores aptos a gerir seu próprio comportamento, visando aumentar o autoconhecimento que é essencial para o desenvolvimento humano!

A aplicação da Gestão Comportamental
em sua empresa vai gerar:


1. Assertividade nas contratações;

2. Diminuição do turnover;

3. Redução de custos;

4. Aumento de produtividade.


Por que a sua empresa precisa disso?

As empresas que já trabalham através da Gestão Comportamental estão na linha de frente do mundo dos negócios hoje!

Por causa da importância que essas organizações dão ao recrutamento e à manutenção estratégica de seus colaboradores, elas acabam alcançando uma alta atratividade. Isso acontece porque as empresas miram em pontos de habilidade dos seus colaboradores, gerando uma enorme satisfação pelo trabalho realizado.

O poder conquistado através disso se chama engajamento.

Uma empresa que demite menos colaboradores é uma empresa que retém talentos. Consequentemente, ela fortalece o relacionamento entre a equipe, aumentando a segurança de cada pessoa envolvida no negócio.

Com uma gestão baseada no comportamento, os colaboradores vão se sentir bem em fazer parte da equipe!

Moral baixa custa caro. Então, esta é a maior transformação que você vai alcançar pela adoção da Gestão Comportamental: a expansão da moral dos colaboradores!

Como funciona?

Como já falamos, a Gestão Comportamental funciona com base no análise do comportamento individual. De acordo com o perfil de cada colaborador, a sua empresa propõe as atividades e desafios de acordo os pontos fortes pessoais e da equipe.

A partir disso, você pode analisar o retorno entre líderes e liderados para otimizar constantemente essa estratégia de gestão.

Todos nós somos influenciados diariamente pelo comportamento de outras pessoas, mesmo que indiretamente. Elas são capazes de incentivar ações e sentimentos tanto positivos quanto negativos, e isso não muda no ambiente organizacional.

Por isso, conhecer os perfis comportamentais dos colaboradores da sua empresa é fundamental!


Basta um colaborador que não tem o fit cultural adequado ou o perfil compatível com o da sua vaga para atrapalhar o ritmo de trabalho de uma equipe inteira de profissionais motivados e produtivos.

Imagine ter um líder que não gera reflexos positivos em sua equipe?

Você precisa de pessoas que lidam com colaboradores produtivos e potencializam ainda mais os resultados!

Mas como reduzir os custos causados pela alta rotatividade?

Você pode reduzir custos causados pelo turnover planejando um processo seletivo detalhadamente. Para isso, você deve priorizar as soft skills, ou seja, as características que determinarão o comportamento do candidato e a sua adequação à cultura da empresa.

Você pode estar se perguntando: como mensurar essas habilidade? Isso é possível através do mapeamento do perfil comportamental! Assim, você previne a repetição do processo de recrutamento (que tem várias etapas e requer muito tempo) e as demissões voluntárias.

Quando um candidato tem um perfil que combina com o da empresa, seu objetivo se torna permanecer nela!

Quer entender como fazer isso da melhor forma? Fale com a gente!

Como utilizar Gestão Comportamental na sua empresa?


Muitas vezes, aplicar todo esse conceito no seu trabalho diário pode ser algo difícil por diversas razões. Você pode sentir a falta de boas ferramentas que possam ser usadas para te ajudar a registrar, entender e evoluir os colaboradores por exemplo, certo?

Pode ser que, em sua empresa, os profissionais de RH estejam precisando de ajuda pois estão sobrecarregados de trabalho, problemas e conflitos dentro da empresa. Mas simplesmente não dão conta de “apagar todo o incêndio” sozinhos. É o seu caso?

Além disso, na maioria das vezes o setor de RH ainda é bastante analógico no modo como funciona. Em alguns casos, eles não costumam ter pessoas interessadas em fazer muita interação com novas tecnologias e aplicativos criados para gestores.

Isso é um problema, pois uma gestão hi-tech é fundamental para qualquer empresa atualmente! O uso da tecnologia serve para potencializar as tarefas que só podem ser desenvolvidas por pessoas.

Para facilitar o seu trabalho e ainda fazer um bom gerenciamento de pessoas com foco no perfil comportamental de seus colaboradores, nós desenvolvemos uma plataforma de análise, mapeamento e gestão através de dados relevantes para você: o Solides Gestão.


Através do Solides Gestão, você terá um conhecimento profundo do perfil comportamental dos colaboradores da sua empresa. Ele gera um relatório com mais de 50 informações sobre os perfis dominantes, estilos de liderança, gráficos e muito mais!

Tudo isso com uma interface simples, intuitiva e amigável. Assim, você tem tempo para se preocupar com as principais atividades da sua empresa e o que realmente gosta de fazer, como a gestão de pessoas.

Conheça agora o nosso software e otimize a gestão de pessoas, garanta o aumento de produtividade e diminua o turnover em sua empresa!

Aprenda mais!

Ficou interessado e quer saber ainda mais sobre gestão comportamental?

Então faça o download dos nossos materiais gratuitos logo abaixo. Eles foram preparados pela nossa equipe de especialistas no assunto para você!


Como aumentar resultados identificando o perfil dos seus colaboradores

Aprenda a mapear comportamentos e usá-los para aumentar para aumentar a produtividade na sua empresa.


10 dicas para gerenciar o comportamento dos colaboradores

Entenda como fazer uma gestão eficiente através da análise de perfil comportamental.


Gestão de Pessoas: conheça os seus colaboradores

Você já não precisa mais fazer tanto esforço para conhecer os seus colaboradores e geri-los melhor.


Como aumentar resultados identificando o perfil dos seus colaboradores

Aprenda a mapear comportamentos e usá-los para aumentar para aumentar a produtividade na sua empresa.




10 dicas para gerenciar o comportamento dos colaboradores

Entenda como fazer uma gestão eficiente através da análise de perfil comportamental.




Gestão de Pessoas: conheça os seus colaboradores

Você já não precisa mais fazer tanto esforço para conhecer os seus colaboradores e geri-los melhor.

Quer usar Gestão Comportamental
na sua empresa?

Receba um diagnóstico gratuito de um dos nossos Especialistas e saiba como montar a sua estratégia!

X

Preencha com seus dados abaixo: